O CRM é uma ferramenta que facilita na organização e gestão de relacionamento e comunicação com leads e clientes. Perceba como funciona, quando pode ser aplicada e que vantagens representa para o seu negócio.

 

O que é um CRM?

CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com Clientes. É um software que permite gerir a relação com o cliente, tendo como objetivo a sua satisfação e fidelização a partir da automatização e organização dos processos.

Um CRM ajuda a sua empresa a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual para que o seu negócio possa progredir. A plataforma organiza as contas e contactos de forma acessível, em tempo real, com informação permanentemente atualizada, acelerando e simplificando o processo de vendas.

Assim, ajuda a reduzir custos e a aumentar os lucros do negócio.

 

 

Quem utiliza um CRM?

Um CRM pode ser utilizado quer por grandes empresas, quer por pequenos negócios, assim como por todos os elementos de uma equipa.

Para perceber se a sua empresa beneficia com o uso desta ferramenta, verifique se:

  • Há equipas que trabalham juntas, mesmo que à distância;
  • As equipas de vendas estão, frequentemente, em viagem;
  • Não consegue encontrar rapidamente os dados de clientes;
  • Não tem noção da evolução do seu negócio;
  • A sua empresa está a crescer mais rápido do que era previsto e não está preparado;
  • Sabe que a experiência do cliente está a ficar aquém do desejável, devido a problemas de serviços;
  • O seu departamento de TI está sobrecarregado com solicitações de manutenção.

Todas as situações apresentadas justificam a utilização de um CRM.

 

Vantagens de um CRM para os negócios

 

Todo o investimento feito por uma empresa deve apresentar alguma vantagem.
O uso de um CRM pode, de facto, contribuir para o sucesso do seu negócio.

 

1 - Visão ampliada do negócio

O uso de um CRM permite ter uma visão ampliada do negócio através de recursos como a centralização de informações. Esta visão geral e permanente contribui para decisões mais ágeis, mesmo em projetos mais complexos.

 

2 - Produtividade sustentável

Fazer mais com menos é o propósito ideal. No entanto, tal só é positivo quando a produtividade se mantém ao longo do tempo ou se já é sustentável sustentável. O CRM promove isso mesmo,através da melhoria da comunicação, a criação de processos mais eficientes e centralização de dados relativos ao público-alvo.

 

3 - Controlo dos follow-ups de venda

É muito raro que uma venda seja realizada no primeiro contacto, o que faz do follow-up uma etapa vital de um processo comercial bem-sucedido.

Acompanhar o cliente durante o processo de compra aumenta as probabilidades de sucesso. O CRM ajuda nisso de forma concreta, ao disponibilizar os recursos necessários para fazer a perfeita gestão de clientes.

 

4 - Inteligência no planeamento estratégico

O planeamento estratégico exige informações atuais e relevantes para tomar as melhores decisões e promover possíveis mudanças, concretamente no que respeita à presença digital, nomeadamente através de Facebook ads. Um software de CRM é uma base essencial.

 

5 - Acompanhamento do desempenho em tempo real

A saúde de um negócio nem sempre dá sinais claros antes de uma análise detalhada de alguns indicadores-chave, ou KPIs. O uso de CRM permite esse acompanhamento, dando uma visão realista e precisa do desempenho.

É possível avaliar até informações muito específicas, como a quantidade de leads que cada vendedor consegue converter em clientes. Desta forma, permite conquistar os melhores resultados, assim como indica o que deve ser feito para melhorar o relacionamento com a buyer persona.

 

6 - Aumento das vendas

Todas as vantagens já apresentadas contribuem para uma melhor gestão de negócio e para o aumento das vendas.

Não só facilita o processo de compra inicial, como promove a fidelização.

 

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"Geração de leads é uma atividade central de marketing"

Chris Brogan