SMS: Saiba como usar para gerar mais engagement e vendas

Tendências

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11 de maio de 2020

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4 minutos de leitura

O protagonismo do smartphone na atualidade fez das mensagens de texto (SMS) a linha de contacto mais direta entre marcas/empresas e públicos-alvo.

O SMS assume especial destaque numa estratégia de marketing digital, sendo uma das formas mais eficazes de engagement de leads e oportunidades de negócio.



O que é SMS?

SMS traduz-se em mensagens de texto mobile, ou seja, via telemóvel ou smartphone. Serve para enviar campanhas ou mensagens com fins comerciais e promocionais. Essas mensagens são, sobretudo, destinadas a comunicar ofertas, atualizações e alertas, diretamente a pessoas que deram consentimento à marca/empresa para o efeito.



Benefícios do SMS

O SMS é um dos canais de marketing mais úteis no mercado atual, por vários motivos:

  • Linha de contacto direto com os clientes. 
  • Confiável - mensagens enviadas para contactos cedidos pelos clientes.
  • Complemento do email marketing - embora o marketing por email e o SMS marketing tenham muitas semelhanças na implementação de sua estratégia, eles funcionam melhor em conjunto. Enquanto o SMS envia notificações instantâneas, o email fornece mais conteúdo.
  • Permite atingir altas taxas de engagement - 90% das mensagens SMS são lidas no espaço de três minutos após a sua receção. Isto torna o SMS muito útil na aquisição de informações críticas, com uma alta taxa de sucesso.
  • Muito útil em mercados emergentes - negócios que tentam entrar noutros países onde o uso da Internet é menos comum o SMS é essencial para transmitir informações.



Boas práticas 

Mensagens de texto são uma linha de comunicação muito eficaz e direta com o cliente, mas há boas práticas a considerar para maximizar o seu sucesso.


  1. Criar uma equipa de SMS Marketing

Para garantir a eficácia de campanhas de SMS é importante contar com profissionais qualificados, capazes de as coordenar com frequência ideal, de acordo com os objetivos de marketing e de negócio. Para uma maior eficácia, deve ser conjugada com a estratégia de marketing de conteúdo gerado pela marca.

 

  1. Conhecer o cliente

Analisar o histórico de compras e dados demográficos, com base no local, é essencial para enviar as mensagens certas para os clientes certos. Um conteúdo eficaz é aquele que corresponde à buyer persona da marca, ou seja, que é adequado aos gostos e necessidades do público-alvo.

Nesse sentido, é fundamental a segmentação de leads, assim como a realização de testes a/b.

 

  1. Mensagens claras 

Um SMS deve mostrar uma mensagem clara e concisa, escrita corretamente e com todas as informações necessárias para ser percebida pelo público-alvo. Devem evitar-se: abreviaturas, emojis e textos apenas com letras maiúsculas.

 

  1. Usar Calls to Action (CTA) 

As chamadas calls to action (chamadas para ação) aumentam o engagement de leads com SMS. Fazem com que os clientes valorizem a mensagem e ajam em conformidade.

Alguns exemplos: 

- “Mostre esta mensagem”: maneira clara e eficaz de envolver clientes nas promoções. 

- “Clique aqui”: por vezes, o SMS pode incluir outras informações necessárias, como um link para aceder a mais detalhes. 

- “Compre agora”: o botão de CTA perfeito para mensagens direcionadas e facilita a compra.

 

  1. Definir o timing de envio

SMS é sinónimo de imediatismo. 

A resposta a vendas, promoções e eventos promovidos por SMS são mais eficazes quando são impulsos de última hora. Por exemplo, para um evento de abertura de loja na noite de sexta-feira, o envio da mensagem deve acontecer na sexta-feira à tarde. 

É possível otimizar os resultados de SMS marketing, com base nas interações anteriores.

 

  1. Promover a lista de SMS em diferentes meios

A melhor maneira de fazer com que os clientes recebam mensagens de texto via mobile, é dando-lhes a oportunidade de solicitar esse serviço nos diferentes pontos de contacto com a marca/empresa: redes sociais, website, newsletter, pontos de venda.

 

  1. Valorizar os melhores clientes 

Os melhores clientes são os que compram com frequência, dão feedback e promovem a marca junto de outros. É muito importante identificar este segmento e fazer a nutrição de leads de modo a alcançar novas vendas. Para o efeito, devem ser recompensados com ofertas especiais e benefícios extra.



Independentemente do tipo de empresa o SMS permite gerar mais engagement e vendas. Para o efeito, o recurso a uma plataforma de aquisição e gestão de leads permite a implementação de uma estratégia mais eficiente, capaz de garantir os melhores resultados. Se lhe interessa apostar nesta solução de marketing, clique aqui e fale com um especialista Closum.

 

"A equipa de vendas tem o funil de vendas. Mas como marketer B2B, tu alimentas o topo do funil deles."

Doug Kessler, Diretor Criativo da Velocity Partners