Estratégias para gerar mais leads para o seu negócio

Dicas

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15 de junho de 2020

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4 minutos de leitura

As principais estratégias para gerar mais leads para o seu negócio

 

O principal objetivo do marketing digital, numa estratégia de inbound ou outbound, é atrair oportunidades de negócio e gerar vendas, através dos canais online e também offline da empresa. Para isso, assume especial importância a geração de leads. Entenda do que se trata e o que deve mesmo ter em conta para alcançar os melhores resultados.

 

Afinal, o que é um lead?

 

De uma forma muito resumida, um lead é uma pessoa interessada no seu produto ou serviço e que demonstra a intenção de o adquirir. Trata-se, pois, de um potencial cliente da sua empresa.

Alguém que acede, de alguma forma à sua empresa – via online ou offline - se interessa pelo conteúdo e fornece os seus dados para poder receber mais informações sobre determinado assunto, serviço ou produto é, a partir daí, um lead.

 

Quais são os benefícios da geração de leads?

É através da implementação de uma estratégia de inbound ou outbound que acontece a geração de leads. Quais os benefícios?

 

Aumento da Taxa de Conversão

O aumento no número de conversões será cada vez mais fácil com a geração de leads. Otimizar as campanhas de acordo com as propostas do seu negócio vai contribuir (e muito) para esse aumento.

 

Facilidade para mensurar campanhas

Uma das principais vantagens da geração de leads é o facto de ser muito mais fácil analisar quais são as campanhas que trazem os melhores resultados e quais é que não funcionam. Assim, saberá que ações deve implementar e quando.

 

Redução do ciclo de vendas

A geração de leads é determinante para todo o processo de vendas. Saber como o conseguir, da forma mais eficaz e no mais curto espaço de tempo, reflete-se na redução do ciclo de vendas do produto ou serviço de qualquer marca, assim como nas receitas.

 

 

As principais estratégias para gerar leads

A geração de leads é um processo detalhado e muito bem planeado, baseado, sobretudo, numa estratégia de inbound marketing onde o conteúdo assume um papel determinante.

 

Atração e aquisição de leads

A geração de leads começa no momento da atração e aquisição de novos potenciais clientes. Isso é conseguido a partir de conteúdos de relevância e qualidade publicados em blogs ou eventos, por exemplo, capazes de captar o interesse dos visitantes, levando à coleta de dados.

 

Gestão de leads

Uma boa gestão dos leads alcançados é crucial para o sucesso do negócio. Para garantir a maior eficácia desse processo, é importante o uso de uma plataforma específica.

 

Nutrição de leads

A nutrição de leads é feita através da oferta de conteúdos e materiais de interesse que promove a relação entre marca e cliente e conduzi-lo à (nova) compra. Para tal há que considerar fatores como a segmentação, os canais, a periodicidade e o conteúdo.

 

CRO

A “Conversion Rate Optimization” ou, em português, “Otimização da Taxa de Conversão” é uma estratégia usada para melhorar o desempenho de plataformas digitais de uma marca - website, landing pages, blog, entre outras - visando atrair e converter mais visitantes, ou leads, levando-os a concluir uma ação.

 

Conteúdo

Para garantir o sucesso de todo o processo, é fundamental o planeamento e implementação de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, por sua vez, aliada, nomeadamente, ao email marketing.

Alguns exemplos são: ebooks; webinars; templates; ferramentas; whitepapers; pesquisas e estudos; infográficos; séries de conteúdos (vídeos, por exemplo); quiz; kits; entre outros.

 

Mensuração de resultados

É fundamental analisar as métricas e perceber, nomeadamente, qual a melhor frequência e horários para envio de mensagens, bem como para publicação nas redes sociais ou no blog. Isso vai ajudar a direcionar ações e a melhorar resultados.

 

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"O que é medido é gerido"

Peter Drucker, Consultor de Gestão, Autor, Professor